Pular para o conteúdo principal

Readequação de cruzamento - Rua Rio Grande do Norte com Rio Grande do Sul

Atualização: 23/01/2017

Cruzamentos são elementos inevitáveis em uma cidade. São o maior ponto de conflito que um motorista pode encontrar, tanto que a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorrem nestes encontros de ruas. Uma boa sinalização pode prevenir futuras colisões, mas a atenção por parte do condutor do veículo também é muito importante.

Cruzamento em Ourinhos
Foto via: Ourinho Notícias
Saiba mais: Como evitar acidentes em cruzamentos

Em Ribeirão, muitos tem apenas a placa de Pare indicando a preferencial, mas não é dificil encontrar cruzamentos totalmente vazios, sem nenhuma orientação. Estes são ainda mais perigosos, visto que, num caso de acidente, quem seria o culpado?

Mas em muitos casos, apenas a placa de Pare não resolve. São cruzamentos que possuem uma demanda razoável, onde uma placa seria pouco e um semáforo seria demais. Alias, muitos cruzamentos de Ribeirão possuem semáforos completamente desnecessários com a demanda. O pior é que uma vez instalados, eles não podem ser removidos (isso segundo conversa com um funcionário da Transerp anos atras; conversa que alias, não me convenceu)

Cruzamento no bairro Vila Virgínia
Foto via: G1.com.br

Ruas Rio Grande do Norte com Rio Grande do Sul

Este cruzamento com o nome de dois estados tão distantes, fica no bairro Sumarezinho, nas proximidades da Via Norte. Ele é o principal acesso de motoristas para o Centro. Enquanto a Rio Grande do Sul é uma via de mão dupla, a Rio Grande do Norte segue para direções opostas a partir do cruzamento. Na Rio Grande do Sul, também é proibido estacionar do lado par da via, nas proximidades do cruzamento. Proibição que é facilmente desrespeitada pelos motoristas.

Visão parcial do cruzamento
Via: Google Maps
Vou abreviar as ruas para melhor leitura do texto. Quem vem da RGS lado avenida Dom Pedro I, pode seguir reto ou descer a RGN, fazendo com o que o motorista fique parado no meio do cruzamento, confundindo os demais motoristas. E se o condutor não usar a seta então... a situação fica ainda mais complicada. O mesmo vale para quem vem pela RGS lado rua Paraná e queira subir a RGN. Diante disso tudo, fica o pedestre, sem nenhuma faixa de segurança, se arriscando em uma via que, mesmo sendo pequena, é comum flagras motoristas em alta velocidade. Clique nas imagens para ampliar:

Rio Grande do Sul, visão de quem vem da Dom Pedro I
Direita fica a Via Norte e a esquerda fica o Sumarezinho

Rio Grande do Sul, visão de quem vem da rua Paraná
Esquerda fica a Via Norte e a direita fica o Sumarezinho
Ideia utópica de hoje

Novamente reforço que não sou formado em engenharia de tráfego ou coisa parecida. Minha visão é de mero usuário; uso o cruzamento com frequencia e percebo a dificuldade da região. Por isso faço duas propostas simples para ponto em questão: reforço na sinalização e/ou implantação de mini rotatória.

Proposta 1 - Readequação de sinalização
Projeção criada no Photoshop
A Readequação é uma alternativa mais simples, pois seria o reforço da sinalização e orientação aos motoristas. Próximo ao cruzamento, a parada e estacionamento seriam proibidos para a abertura de uma segunda faixa à direita, usada para quem for seguir reto pela RGS. A faixa à esquerda seria usada como retorno, onde o motorista aguardaria em segurança para cruzar em direção a Via Norte. As faixas de pedestre dariam mais segurança para as pessoas que passam pela região.

Proposta 2 - Mini rotatória
Projeção criada no Photoshop
A mini rotatória foi uma proposta que já publiquei aqui no blog em Julho de 2015 e agora estou ilustrando um possível uso prático desta ideia. Reforço que as mini rotatórias ajudam na redução de velocidade do tráfego da região, diminuindo o número de acidentes e dando mais segurança para os pedestres.

Indicação de destino

Ribeirão tem uma carência alta de placas que sinalizam indicações de avenidas e bairros. Neste cruzamento por exemplo, não existe nenhuma placa indicando para que lado é o Centro, Vila Tibério ou Sumarezinho. Seguem alguns exemplos que poderiam ser implantados neste cruzamento.



Muitas vezes as soluções simples acabam sendo as melhores soluções. É inaceitável que uma região com um tráfego tão intenso seja tão desprovida de atenção viária. Junte isso a falta de atenção e irresponsabilidade dos motoristas e temos um cenário perfeito para acidentes.

Se você usa com frequencia este cruzamento, o que achou da proposta? Faça sugestões, críticas, ajude a divulgar esta ideia. Vamos dar um pouco de trabalho para a administração atual e mostrar que não acompanhamos tudo de maneira passiva e dócil.

Obrigado e até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...

Modernização e padronização de praças

As praças urbanas são espaços públicos abertos, geralmente localizados em áreas centrais ou residenciais das cidades. Tradicionalmente, são áreas verdes com elementos como árvores, bancos, playgrounds e, por vezes, monumentos ou fontes. Elas podem ser projetadas para fins específicos, como lazer, encontros sociais, atividades culturais e esportivas, além de eventos públicos. Os benefícios das praças urbanas são múltiplos. Elas proporcionam locais de descanso e recreação para os moradores, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Contribuem para a socialização e o fortalecimento da comunidade, ao funcionarem como pontos de encontro para pessoas de diferentes origens e idades. Além disso, ajudam a melhorar o microclima urbano, oferecendo sombra e diminuindo a temperatura das áreas adjacentes. Outro benefício relevante é o impacto positivo na saúde urbana e na mobilidade. As praças incentivam a prática de exercícios físicos e funcionam como pontos de descanso para pe...

Mini rotatórias

Uma rotatória é uma interseção circular onde os veículos circulam em torno de uma ilha central, com o tráfego fluindo em um único sentido (no Brasil, geralmente no sentido anti-horário). Em uma rotatória, os veículos que já estão dentro da área circular têm preferência, enquanto os que desejam entrar devem aguardar até que haja espaço. Principais funções de uma rotatória: Organização do fluxo de veículos : Facilita o movimento contínuo dos veículos, reduzindo a necessidade de paradas frequentes em cruzamentos. Redução de acidentes : Diminui o número de pontos de conflito (locais onde ocorrem colisões) em comparação com cruzamentos tradicionais. Além disso, reduz o risco de acidentes graves ao encorajar os veículos a transitarem em velocidades mais baixas. Melhoria na fluidez do trânsito : Evita o acúmulo de veículos, reduzindo o congestionamento, especialmente em áreas onde o tráfego é denso e há múltiplas direções de circulação. Sobre as suas vantagens podemos destacar: Ótima alternat...