Atualização: 23/01/2017
Cruzamentos são elementos inevitáveis em uma cidade. São o maior ponto de conflito que um motorista pode encontrar, tanto que a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorrem nestes encontros de ruas. Uma boa sinalização pode prevenir futuras colisões, mas a atenção por parte do condutor do veículo também é muito importante.
Saiba mais: Como evitar acidentes em cruzamentos
Cruzamentos são elementos inevitáveis em uma cidade. São o maior ponto de conflito que um motorista pode encontrar, tanto que a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorrem nestes encontros de ruas. Uma boa sinalização pode prevenir futuras colisões, mas a atenção por parte do condutor do veículo também é muito importante.
Cruzamento em Ourinhos Foto via: Ourinho Notícias |
Em Ribeirão, muitos tem apenas a placa de Pare indicando a preferencial, mas não é dificil encontrar cruzamentos totalmente vazios, sem nenhuma orientação. Estes são ainda mais perigosos, visto que, num caso de acidente, quem seria o culpado?
Mas em muitos casos, apenas a placa de Pare não resolve. São cruzamentos que possuem uma demanda razoável, onde uma placa seria pouco e um semáforo seria demais. Alias, muitos cruzamentos de Ribeirão possuem semáforos completamente desnecessários com a demanda. O pior é que uma vez instalados, eles não podem ser removidos (isso segundo conversa com um funcionário da Transerp anos atras; conversa que alias, não me convenceu)
Cruzamento no bairro Vila Virgínia Foto via: G1.com.br |
Ruas Rio Grande do Norte com Rio Grande do Sul
Este cruzamento com o nome de dois estados tão distantes, fica no bairro Sumarezinho, nas proximidades da Via Norte. Ele é o principal acesso de motoristas para o Centro. Enquanto a Rio Grande do Sul é uma via de mão dupla, a Rio Grande do Norte segue para direções opostas a partir do cruzamento. Na Rio Grande do Sul, também é proibido estacionar do lado par da via, nas proximidades do cruzamento. Proibição que é facilmente desrespeitada pelos motoristas.
Visão parcial do cruzamento Via: Google Maps |
Vou abreviar as ruas para melhor leitura do texto. Quem vem da RGS lado avenida Dom Pedro I, pode seguir reto ou descer a RGN, fazendo com o que o motorista fique parado no meio do cruzamento, confundindo os demais motoristas. E se o condutor não usar a seta então... a situação fica ainda mais complicada. O mesmo vale para quem vem pela RGS lado rua Paraná e queira subir a RGN. Diante disso tudo, fica o pedestre, sem nenhuma faixa de segurança, se arriscando em uma via que, mesmo sendo pequena, é comum flagras motoristas em alta velocidade. Clique nas imagens para ampliar:
Rio Grande do Sul, visão de quem vem da Dom Pedro I Direita fica a Via Norte e a esquerda fica o Sumarezinho |
Rio Grande do Sul, visão de quem vem da rua Paraná Esquerda fica a Via Norte e a direita fica o Sumarezinho |
Novamente reforço que não sou formado em engenharia de tráfego ou coisa parecida. Minha visão é de mero usuário; uso o cruzamento com frequencia e percebo a dificuldade da região. Por isso faço duas propostas simples para ponto em questão: reforço na sinalização e/ou implantação de mini rotatória.
Proposta 1 - Readequação de sinalização Projeção criada no Photoshop |
A Readequação é uma alternativa mais simples, pois seria o reforço da sinalização e orientação aos motoristas. Próximo ao cruzamento, a parada e estacionamento seriam proibidos para a abertura de uma segunda faixa à direita, usada para quem for seguir reto pela RGS. A faixa à esquerda seria usada como retorno, onde o motorista aguardaria em segurança para cruzar em direção a Via Norte. As faixas de pedestre dariam mais segurança para as pessoas que passam pela região.
Proposta 2 - Mini rotatória Projeção criada no Photoshop |
A mini rotatória foi uma proposta que já publiquei aqui no blog em Julho de 2015 e agora estou ilustrando um possível uso prático desta ideia. Reforço que as mini rotatórias ajudam na redução de velocidade do tráfego da região, diminuindo o número de acidentes e dando mais segurança para os pedestres.
Indicação de destino
Ribeirão tem uma carência alta de placas que sinalizam indicações de avenidas e bairros. Neste cruzamento por exemplo, não existe nenhuma placa indicando para que lado é o Centro, Vila Tibério ou Sumarezinho. Seguem alguns exemplos que poderiam ser implantados neste cruzamento.
Muitas vezes as soluções simples acabam sendo as melhores soluções. É inaceitável que uma região com um tráfego tão intenso seja tão desprovida de atenção viária. Junte isso a falta de atenção e irresponsabilidade dos motoristas e temos um cenário perfeito para acidentes.
Se você usa com frequencia este cruzamento, o que achou da proposta? Faça sugestões, críticas, ajude a divulgar esta ideia. Vamos dar um pouco de trabalho para a administração atual e mostrar que não acompanhamos tudo de maneira passiva e dócil.
Obrigado e até a próxima postagem!
Comentários
Postar um comentário